Apesar de demonstrar muita criatividade desde cedo, só aos 40 anos é que Diana Meneses Cunha descobriu a sua paixão pelos fios e pelo têxtil. Licenciada em Relações Internacionais e com uma experiência de 20 anos no sistema bancário, em 2015 sentiu necessidade de dar largas à sua criatividade e encontrou o que viria a ser o seu mundo após ter aprendido a técnica de tapeçaria em tear com duas artistas australianas. Desde essa altura, desenvolveu a sua própria linguagem e estilo, dando um carácter contemporâneo às suas peças utilizando técnicas ancestrais como a tapeçaria em tear, o macramé e o bordado.

No início de 2016 criou a sua marca “Oficina 166” e no fim de 2017 mudou o seu atelier de sua casa para um atelier maior, onde trabalha com uma equipa de 2 pessoas a tempo inteiro.

Em Abril de 2018 inaugurou a sua primeira exposição individual na galeria do Museu da Carris (com curadoria de Patrícia Pires de Lima) e em Julho de 2019 voltou a expor na loja de Design de Interiores Puracal, ambas em Lisboa.

Diana_2019.JPG
 
IMG_4186.JPG

Numa busca constante de novos materiais e com vontade de explorar novos designs, o seu portfolio vai desde tapeçarias decorativas (misturando as técnicas de tapeçaria e macramé), troncos e ramos grandes tecidos, a coleções de candeeiros, telas bordadas e mobiliário exterior utilizando corda náutica.

Cada peça é única e tem a sua própria história. Peças de grande dimensão são já uma imagem da sua marca. 

Diana recebe encomendas de particulares (quer portugueses, quer estrangeiros, por exemplo dos EUA, Luxemburgo, Angola), mas na sua maioria os seus clientes são do ramo hoteleiro e restauração, arquitetos e designers de interiores e empresas. Poderá encontrar algumas das suas peças no bem conhecido Bairro Alto Hotel (Lisboa), no White Exclusive Suites & Villas (São Miguel, Açores), no Hotel Albatroz (Cascais), em vários pequenos hotéis pelo país e em restaurantes, quer em Portugal, quer no estrangeiro, tais como o Tsukiji do chef Paulo Morais em Lisboa e o Blanco Knokke na Bélgica.

 

Ensinar as várias técnicas passou a ser uma das suas missões no seu atelier. Durante todo o ano, são organizados workshops, cursos e retiros criativos onde são abordadas as várias técnicas.
Actividades para empresas (por exemplo, workshops no âmbito de team-buildings) e para grupos de turistas que viajam para Portugal e pretendem usufruir de experiências criativas são também uma possibilidade.

Para mais informações sobre as várias actividades ou para encomendar alguma peça ou projeto, por favor clique aqui.